segunda-feira, 21 de julho de 2008

Avaliação e aprendizagem

Você já refletiu sobre o que significa traduzir a apreensão de um determinado conteúdo, o desenvolvimento de competências e habilidades, num número ou conceito?
Como a nossa escola tem utilizado o sistema de notas ou de conceitos? Apenas como instrumento de aprovação ou reprovação?
Neste bimestre, estive analisando como a avaliação tem sido praticada na escola. Precisamos discutir aspectos importantes a serem considerados pelo professor no diagnóstico da aprendizagem de seus alunos. Uma avaliação mais fidedigna sobre o processo de avaliação permitirá que o nosso trabalho seja mensurado e reavaliado, permitindo assim que o professor seja capaz de transformar a sua prática na sala de aula. O professor precisa estar atendo quanto às didáticas adotadas, como também a recuperação paralela fazendo parte do processo contínuo e sistemático no ato de ensina e avaliar.

Um comentário:

Júlio César Oltramari disse...

parece que descobri uma rede de troca de conhecimentos "inter-professoral"!
Acredito que a teoria nunca deve andar separada da prática, e quem melhor para falar que a senhora D. Rose.
Gostaria de lhe pedir que quando puder comente um dos artigos que escrevi em meu blog.
um grande abraço